Setor de serviços cresce pelo sexto mês consecutivo, em Santa Catarina

21 DE JUNHO DE 2024

De acordo com análise da Facisc, resultado foi impulsionado principalmente pela atividade de transporte rodoviário.

Pelo sexto mês consecutivo, o setor de serviços apresentou crescimento em Santa Catarina. A Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE revelou que, entre março e abril, o setor apresentou elevação de 1,3%. A expansão mensal tem sido ininterrupta desde novembro de 2023.

Os bons resultados do setor também podem ser observados em outro índice, a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC-IBGE). Em comparação ao mesmo período do ano passado, comércio e serviços cresceram mais de 9% em abril de 2024. Entre as atividades do segmento, a que mais se destacou foi a de transporte rodoviário e armazenagem, que cresceu 15% em abril, em comparação ao mesmo período do ano passado – quase cinco vezes mais que a média nacional.

Uma análise da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), por meio do seu Centro de Inteligência e Estratégia (CIE), avalia que o transporte rodoviário, especificamente, foi impulsionado pela maior demanda de escoamento da produção para o restante do país e para os portos catarinenses.

O diretor setorial da Facisc, Lito Guimarães, que também é empresário da área, explica que o crescimento do transporte rodoviário para os portos foi incentivado pelo aumento das exportações de produtos dos setores de madeira, de móveis, automotivo e de equipamentos elétricos, sobretudo para América do Norte e Europa.

Inclusive, a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE (PIM IBGE) demonstra que a comercialização desses produtos no exterior estimulou o crescimento de 16% na produção industrial catarinense em abril, o dobro da média nacional. A economia catarinense, como um todo, cresceu 6,1% em abril deste ano, comparado ao mesmo período de 2023. É o maior crescimento do ano na análise mensal e o terceiro crescimento consecutivo mensal (Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central).

Outros segmentos – As atividades turísticas também foram importantes para o resultado de abril. O segmento cresceu 9,1% na análise interanual, estimulado pela organização de eventos no estado, como feiras, congressos e festas, como pelo frete e excursões de transporte rodoviário coletivo.

No comércio, o resultado foi orientado pelas vendas de veículos, motocicletas, partes e peças, que cresceram 36,2% em abril, comparado ao mesmo período de 2023 (PMC IBGE).