Número de empregos em Santa Catarina dobrou em abril

04 DE JUNHO DE 2024

Pesquisa do CAGED revelou que foram criadas 13,5 mil novas vagas no mês, o dobro em comparação ao mesmo período em 2023.

Santa Catarina fechou o mês de abril com saldo positivo de 13,5 mil novas vagas de trabalho, quase o dobro do registrado no mesmo período do ano passado. Somadas as contratações de janeiro, fevereiro e março, já são quase 80 mil novos postos de trabalho. O balanço é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgado nesta no dia 29/05 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Uma análise da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), por meio do seu Centro de Inteligência e Estratégia (CIE), mostra que o setor de serviços foi o principal impulsionador do resultado. A área foi responsável por 7,3 mil novos postos, quase metade do saldo total da economia catarinense no mês, com destaque para as atividades administrativas e de apoio às empresas, que registraram saldo de 1,9 mil vagas em abril.

Outro destaque positivo no mês foi o setor da construção. A maior concessão de crédito na economia vem impulsionando etapas iniciais do setor, como a construção de edifícios, as obras de alvenaria, de fundações, instalações elétricas e serviços de engenharia.

De acordo com o presidente da entidade, Elson Otto, isso demonstra o dinamismo da produção industrial catarinense, que contribui para o maior grau de formalidade na economia.

“A exemplo do que se viu em outros meses, o setor de serviços vem liderando a criação de contratações formais em Santa Catarina. Isso é reflexo da recuperação da indústria, das exportações e da maior concessão de crédito a empresas de todos os portes e às famílias”, avalia Otto.

Os municípios que mais contrataram em abril foram Joinville (1,4 mil vagas), São José (1,1 mil) e Itajaí (1,1 mil).

Os setores que lideraram novas contratações em SC

Serviços: 7,3 mil vagas

Destaques: atividades administrativas, de contratação de mão de obra e apoio às empresas em Joinville e Itajaí

Indústria: 3,4 mil vagas