Reunidos em Florianópolis, empresários se capacitam para incentivar o empreendedorismo entre jovens catarinenses

05 DE JUNHO DE 2024

Cerca de 100 empresários catarinenses se reuniram na sede da da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em Florianópolis, no dia 03/06, com um objetivo em comum: participar do treinamento que os capacita para serem multiplicadores do Programa Geração Empreendedora, que prepara e incentiva jovens que têm o sonho de empreender.

Esta edição do projeto envolve, ao todo, mais de 200 voluntários em 65 cidades de todas as regiões de Santa Catarina, todos integrantes de núcleos de jovens e ou de mulheres nas suas respectivas associações empresariais.
Entre eles estavam representando a ACIM: Ines Lopes Cespedes e Ana Caroline Machado, do Núcleo de Mulheres Empreendedoras e Joel Sousa do Núcleo de Jovens Empreendedores.

Nos encontros, são apresentados à metodologia do programa e recebem orientações sobre como aplicá-la nas escolas catarinenses. Mais de 3,7 mil  jovens já passaram pelo programa ao longo dos seus 10 anos de existência e empresas já “nasceram” a partir da iniciativa – muitas vezes a própria família abraça a ideia.

“De toda a forma, o nosso foco não é quantidade e sim qualidade, para ajudar a criar uma geração mais consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico catarinense, seja no seu próprio negócio ou atuando como colaboradores em empresas”, destacou a coordenadora do Geração Empreendedora, Adelita Adiers, durante o treinamento de multiplicadores.

Sobre o Geração Empreendedora

O programa é desenvolvido em parceria com as Associações Empresariais por meio dos empresários voluntários dos núcleos de jovens empreendedores do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de SC, o Cejesc, e núcleos das mulheres empresárias do Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme), que assumem o papel de multiplicadores, orientando os jovens durante o projeto.

Conta com uma metodologia própria onde empresários voluntários são capacitados para atuar em escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Logo após os empresários começam a repassar os conhecimentos para os estudantes por meio de turmas de cerca de 30 alunos por escola (pública ou privada). Os estudantes participam de cinco etapas. A primeira é a etapa Play, onde passam por cinco encontros com os empresários nas próprias escolas. Eles criam projetos de empreendedorismo e passam por uma banca local e uma estadual, seleção virtual, o dia do empreendedor e formaturas.