Setor de serviços em Santa Catarina cresce cinco vezes mais que a média nacional

17 DE MAIO DE 2024

Dados da Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS), do IBGE, nesta semana, revelaram que o setor de serviços em Santa Catarina cresceu cinco vezes mais do que a média nacional, nos três primeiros meses de 2024. No país, o crescimento do setor foi de 1,2%, enquanto no estado foi de 5,9%, comparado ao mesmo período do ano passado.

Uma análise do Centro de Estatística e Inteligência da Federação das Associações Empresariais (FACISC) mostra que o crescimento do setor aqueceu também o mercado de trabalho. Foram criadas 26,5 mil novas vagas na área de serviços no primeiro trimestre, em Santa Catarina – um crescimento de 24%, na mesma base de comparação. Essas contratações aumentaram, consequentemente, as vendas em atividades como a locação de empregos temporários e seleção/agenciamento de mão de obra, além de segmentos de escritório e apoio administrativo (serviços financeiros, de planejamento, de contabilidade e captação de vídeo em reuniões).

“Em março, inclusive, o setor de serviços apresentou crescimento pelo quinto mês consecutivo, o que é muito positivo e é um reflexo da retomada de outros segmentos, como a própria indústria catarinense”, avalia o presidente da FACISC, Elson Otto.

Atividades relacionadas a contratações e administrativo de empresas, como também pelas atividades de transporte e armazenagem (devido ao escoamento e armazenagem da produção catarinense) também foram impulsionadas pelo dinamismo do mercado de trabalho.

Serviços de transporte e armazenagem – Santa Catarina registrou o maior crescimento do país nas atividades de transportes, serviços auxiliares e correio, 4,5%, ante queda nacional de 3,5%. O setor foi incentivado tanto pela colheita de arroz, como pelo crescimento das exportações do agronegócio, do setor de madeira e de bens de capital, que estimularam as atividades transporte rodoviário de cargas, serviços de carga/descarga e em operações de terminais portuários.