#blog
Notícias

Conheça o comitê da FACISC criado para acompanhar eventos climáticos extremos

25 DE SETEMBRO DE 2024
Compartilhar


Comitê das Águas aprovou seu regimento interno na semana que passou e tem como objetivo promover, sugerir e acompanhar ações para a mitigação e prevenção de danos.

Foi aprovado, na semana que passou, o regimento interno do Comitê das Águas da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). O grupo de trabalho foi criado em março deste ano, inicialmente com o objetivo de acompanhar e debater políticas para a prevenção e mitigação de danos relacionados a enchentes, comuns no estado – por isso o nome. Como a incidência de outros eventos climáticos extremos vêm afetando todo o país, o escopo foi ampliado.

“Os eventos climáticos extremos acabam impactando negativamente nos negócios da região atingida e, principalmente, na vida das pessoas. O que queremos é ajudar a construir uma cultura de prevenção, acompanhando o trabalho dos órgão públicos responsáveis e sugerindo ações”, explica a presidente do Comitê das Águas e vice-presidente da FACISC, Rita Conti.

A ideia é, ainda, promover campanhas educativas que conscientizem sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e sobre medidas de adaptação às mudanças climáticas. “Queremos, sobretudo, ajudar a construir uma cultura de prevenção. Todos precisamos nos comprometer com atitudes”, acrescenta Conti.

Desde a criação do grupo, foram realizados, por exemplo, encontros com os secretários de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, de Meio Ambiente e da Economia Verde, Guilherme Dallacosta, e da Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza. Em maio, o comitê recebeu a brasileira Taneha Kusniekow Bacchin (o tema da tese do seu doutorado em Ciência e Engenharia das Águas foi sobre a adaptação ao risco de inundações em Porto Alegre), que é arquiteta e urbanista e professora de desenho urbano na Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, e que palestrou sobre as lições da experiência holandesa na prevenção de eventos climáticos extremos.

Atualmente, oito associações e quatro vice-presidentes VPs Regionais integram o comitê: ACI Rio do Sul, ACI Taió, ACI Blumenau, ACI Brusque, ACI Rio Negrinho, ACI Tubarão, ACI Presidente Getúlio, ACI Itapiranga, VP Vale, VP Alto Vale, VP SUL, VP Oeste.

Fale Conosco
Pelo WhatsApp
Mantendo a transparência do nosso trabalho, utilizamos cookies com objetivo de prover a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você está de acordo com nossa Política de privacidade e que poderemos armazenar cookies no seu dispositivo.