Previsão é do Boletim Focus, do Bacen, que resume as expectativas das principais instituições financeiras do país semanalmente.
As projeções sobre a taxa Selic tiveram seu maior aumento desde o começo do ano, de acordo com o Boletim Focus (veja mais abaixo), do Banco Central, divulgado semanalmente, que contém as expectativas do mercado das principais instituições financeiras do país. O mercado agora espera que a taxa de juros de 2024 passe de 10,5% (valor atual) para 11,25% ao ano (a.a.).
Conforme o Centro de Inteligência e Estratégia da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (CIE/FACISC), a alta prevista se deve a fatores como o aumento das expectativas para a inflação nos últimos dois meses, o resultado do PIB para o 2º trimestre (que fizeram as projeções passarem* de 2,46% para 2,68% ) e o déficit de 9,3 bilhões do Governo Federal.
A economista do CIE/FACISC, Mariana Guedes, explica que uma economia mais aquecida pode demandar juros mais altos em prol do controle da inflação. “Além disso, o resultado do Governo Federal aumenta o cenário nacional de incertezas, pois coloca cada vez mais intangível sua meta anunciada de zerar o déficit primário das contas públicas em 2024”, prevê Guedes.
Sobre o Boletim Focus – Divulgado toda segunda-feira, o Boletim Focus resume as expectativas das principais instituições financeiras do país, coletadas na semana anterior à sua divulgação. O relatório traz o comportamento semanal do mercado brasileiro para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores.
Destaques do Boletim Focus desta semana, com expectativas para a economia em 2024
📈 Inflação – Expectativas aumentaram de 4,26% para 4,30% – aumento de 0,4%
📊 PIB – Projeções passaram de 2,46% para 2,68%
💵 Câmbio – Expectativas aumentaram para 5,33 para 5,35%
📈 Selic – Expectativas aumentaram de 10,50% para 11,25%
* Fonte: Bacen e CIE/Facisc