#blog
Notícias

Mês do Consumidor: SC comemora como o terceiro maior rendimento médio do país

18 DE MARÇO DE 2025
Compartilhar


No último sábado, 15/3, foi celebrado o Dia do Consumidor e Santa Catarina tem motivos de sobra para comemorar a data. O estado subiu uma posição no ranking nacional de rendimento médio do trabalho atingindo a terceira colocação. O trabalhador no estado recebe cerca de R$ 3,8 mil, o que é 14% acima da média brasileira, que é de R$ 3,3 mil.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) trimestral, do IBGE, e são relativos ao 4º trimestre de 2024. Segundo a análise feita pela Facisc, Santa Catarina subiu uma posição tanto em relação a 2023, como também em relação ao terceiro trimestre de 2024. Os dados se referem ao rendimento efetivo, que é o que de fato a pessoa ganha em dinheiro, descontando os benefícios.

Segundo o presidente da Facisc, Elson Otto, o dinamismo no mercado de trabalho em 2024 impulsionou esse resultado. “O aumento do poder de compra da população catarinense, fez estimular os serviços e o comércio no estado”, pondera. Em 2024, o comércio cresceu 7,2% e os serviços cresceram 6,1% em Santa Catarina, o dobro da média nacional. “O catarinense aumentou suas compras em produtos com maior durabilidade, que ultrapassam as necessidades básicas e dão maior conforto para o dia-a-dia das famílias”, analisa. É o caso da venda de eletrodomésticos que cresceram 17% e de veículos, motos e peças, que cresceram 13%, maior que a média nacional, de 12% e 4%, em 2024.

“O catarinense também passou a gastar mais em cuidados pessoais e a cuidar mais da saúde e de seu bem-estar”, explica o presidente. O comércio de produtos de fármacos, cosméticos e perfumaria cresceu 12% em 2024. O setor aumentou em 8% o quadro de funcionários, em relação a 2023.

“A população do estado passou também a consumir mais serviços culturais, de esporte, lazer e recreação, estimulando o mercado de trabalho formal nesses setores”, explica Otto. Os serviços de venda de ingressos, por exemplo, cresceram em 24% o quadro de funcionários em 2024, em relação a 2023. Já as atividades esportivas e de recreação aumentaram 9%, enquanto as atividades artísticas aumentaram 30%.

Fale Conosco
Pelo WhatsApp
Mantendo a transparência do nosso trabalho, utilizamos cookies com objetivo de prover a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você está de acordo com nossa Política de privacidade e que poderemos armazenar cookies no seu dispositivo.