Liderada pelo setor automotivo, o norte catarinense registrou no mês de agosto, 722 vagas formais de trabalho, o quarto maior saldo da indústria dentre as mesorregiões da Região Sul, atrás na metropolitana de Porto Alegre, Norte Central Paraense e Vale do Itajaí.
Somente no setor automotivo foram abertas 217 vagas nos municípios de Joinville, Araquari, São Bento do Sul e Campo Alegre, principalmente na fabricação de cabines e carrocerias para ônibus e caminhões. O setor contratou profissionais ligados ao processo produtivo, alimentadores de produção, e na área de gestão dos processos, como assistentes administrativos.
O vice-presidente Regional, Paulo Chiodini, explica que a região Norte é importante fornecedora desses produtos para o restante do país. “A região vem sendo beneficiada por uma maior demanda de caminhões devido, em parte, pelo crescimento do escoamento da produção industrial e do agronegócio”. De janeiro a agosto, a produção nacional de caminhões cresceu 41% ante o mesmo período de 2023.
Segundo o levantamento feito pelo Centro de Inteligência e Estratégia da Facisc (CIE), outro destaque do setor automotivo na região foi a fabricação de peças e acessórios para veículos, com a contratação de profissionais ligados diretamente ao processo produtivo, principalmente alimentadores de produção e montadores. O maior consumo das famílias, devido à melhora nas condições de acesso ao crédito à população, fez o crescimento de 15% nas vendas financiadas de veículos novos e usados no país, ante agosto de 2023. As vendas de eletrificados, em particular, registrou aumento de 123% no acumulado do ano até agosto. “Essa dinâmica vem favorecendo a região do norte catarinense, que fornece insumos para o setor automobilístico do restante do país”, explica a economista da Facisc, Mariana Guedes.
Eletrodomésticos
O crescimento do acesso ao crédito à população também estimulou o setor de eletrodomésticos da linha branca, com 124 novas contratações em agosto, que envolve a fabricação de produtos essenciais para o funcionamento básico do lar, como fogões, refrigeradores e máquinas de lavar. As contratações foram, em sua maioria, de operadores de linha de montagem, indispensáveis para o funcionamento e qualidade da produção.
Agropecuária
A agropecuária foi outro destaque na região norte, que registrou o maior saldo no setor em Santa Catarina. O município de Papanduva, em especial, registrou em agosto 56 vagas formais de trabalho na atividade de produção de sementes certificadas, aumento de 35,4% de seu quadro de funcionários em relação a 2023. As contratações foram importantes para a geração de emprego formal no setor, principalmente de trabalhadores ligados diretamente ao plantio, manutenção e colheita, que são característicos de alta informalidade.
O município se tornou importante produtor de insumos agrícolas nos últimos dez anos, o único do estado que possui uma empresa do ramo acima de 250 funcionários.