O que cada cidade precisa para crescer? Essa é uma das perguntas que o levantamento feito por cada associação empresarial catarinense fará para os candidatos a prefeito e vereador responderem, no programa Voz Única, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). A versão municipal, que é inédita, foi lançada durante a reunião de diretoria da entidade com vice-presidentes regionais, no dia 24/04, em Florianópolis. O evento contou com cobertura de representantes da imprensa estadual.
O presidente da Facisc Elson Otto destaca que o lançamento do Voz Única Municipal, a Facisc apoiará ainda mais o protagonismo das suas 149 associações empresariais. “As associações empresariais já fazem uma movimentação muito forte em relação ao pleito local. Nossa ideia é apoiar com a metodologia Voz Única, para dar ainda mais ferramentas para as nossas entidades”, explica.
O projeto nasceu como um raio-x das principais necessidades para o desenvolvimento do estado. É uma iniciativa estadual e federal que disponibiliza à sociedade uma ferramenta que orienta e informa sobre as demandas de SC, do ponto de vista empresarial, de forma sistematizada, acessível e participativa. A nova etapa do projeto acontece nos municípios, com protagonismo da Associação Empresarial e a expertise da Facisc, em mais de 16 anos, na elaboração do Voz Única.
“Ressalto o papel fundamental dos vice-presidentes regionais neste processo. O Voz Única estadual já trouxe resultados fantásticos. Agora vamos trabalhar para desafiar os futuros vereadores e prefeitos a pensarem grande”, ressaltou o diretor do Voz Única, Milvo Zancanaro.
Voz Única Estadual
A cartilha estadual reúne mais de 700 demandas levantadas pela Facisc e pelas Associações Empresariais dos mais de 220 municípios abrangidos pela Federação. Foram entregues mais de 2 mil cartilhas impressas aos candidatos nas eleições 2022 e dada ampla visibilidade ao levantamento, por meio do site. Das demandas, 60 foram priorizadas e acompanhadas de perto pela Federação e as associações nas regiões. As demandas foram divididas em 10 áreas prioritárias. A infraestrutura liderou os pedidos, abrangendo 60% dos pleitos listados. Em segundo lugar, veio o item segurança, com 11, 42% dos pleitos e em terceiro veio a educação, com 7,39%.
Resultados positivos
Na pauta do Voz Única Estadual desde a primeira edição do programa, a revitalização da SC-477, entre Canoinhas e Papanduva (entroncamento com a BR-116), foi um pleito atendido no Planalto Norte de Santa Catarina finalmente atendido neste ano. A conquista foi pontuada pelo vice-presidente da Facisc na região, Reinaldo de Lima Júnior. “Era uma demanda esperada há 30 anos na região, uma luta não apenas nossa, da Facisc, mas também de outras entidades representativas de classe. As obras se iniciaram em fevereiro e a previsão é termos uma rodovia completamente remodelada, pavimentada em concreto, até dezembro”, celebrou o vice-presidente.