Cerca de 100 empresários catarinenses se reuniram na sede da da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em Florianópolis, no dia 03/06, com um objetivo em comum: participar do treinamento que os capacita para serem multiplicadores do Programa Geração Empreendedora, que prepara e incentiva jovens que têm o sonho de empreender.
Esta edição do projeto envolve, ao todo, mais de 200 voluntários em 65 cidades de todas as regiões de Santa Catarina, todos integrantes de núcleos de jovens e ou de mulheres nas suas respectivas associações empresariais.
Entre eles estavam representando a ACIM: Ines Lopes Cespedes e Ana Caroline Machado, do Núcleo de Mulheres Empreendedoras e Joel Sousa do Núcleo de Jovens Empreendedores.
Nos encontros, são apresentados à metodologia do programa e recebem orientações sobre como aplicá-la nas escolas catarinenses. Mais de 3,7 mil jovens já passaram pelo programa ao longo dos seus 10 anos de existência e empresas já “nasceram” a partir da iniciativa – muitas vezes a própria família abraça a ideia.
“De toda a forma, o nosso foco não é quantidade e sim qualidade, para ajudar a criar uma geração mais consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico catarinense, seja no seu próprio negócio ou atuando como colaboradores em empresas”, destacou a coordenadora do Geração Empreendedora, Adelita Adiers, durante o treinamento de multiplicadores.
Sobre o Geração Empreendedora
O programa é desenvolvido em parceria com as Associações Empresariais por meio dos empresários voluntários dos núcleos de jovens empreendedores do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de SC, o Cejesc, e núcleos das mulheres empresárias do Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme), que assumem o papel de multiplicadores, orientando os jovens durante o projeto.
Conta com uma metodologia própria onde empresários voluntários são capacitados para atuar em escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Logo após os empresários começam a repassar os conhecimentos para os estudantes por meio de turmas de cerca de 30 alunos por escola (pública ou privada). Os estudantes participam de cinco etapas. A primeira é a etapa Play, onde passam por cinco encontros com os empresários nas próprias escolas. Eles criam projetos de empreendedorismo e passam por uma banca local e uma estadual, seleção virtual, o dia do empreendedor e formaturas.