#blog
Notícias

Santa Catarina é destaque nacional nas exportações de Aves processadas e fumo

17 DE MARÇO DE 2025
Compartilhar


Santa Catarina registrou um recorde histórico nas exportações de carne de aves processadas (salgadas, em salmoura, secas ou defumadas) no primeiro bimestre de 2025. O estado exportou um montante de US$ 51,3 milhões, um crescimento expressivo de 70% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), analisados pela FACISC.

Além do crescimento nas exportações de carne de aves processadas, o agronegócio catarinense se destacou também no setor de tabaco não manufaturado. O estado é o segundo maior produtor do país, responsável por quase 30% da produção nacional.O Vale do Itajaí, o Norte e o Sul catarinenses são importantes produtores nacionais.

O estado se mantém como líder nacional na exportação de carnes de aves processadas, sendo responsável por 53% do total vendido pelo Brasil. Diferentemente da carne de aves in natura, cujos principais destinos estão na Ásia, o mercado de carne processada tem forte demanda na Europa. Os principais compradores são Holanda e Reino Unido, além de um crescimento nas vendas para Alemanha, Bélgica, Suíça e Irlanda.

 

Cenário internacional favorece Santa Catarina

O aumento nas exportações está sendo impulsionado pela alta nos casos de gripe aviária em diversos países, tanto produtores quanto consumidores de carne de aves. Esse fator abriu novas oportunidades para Santa Catarina no mercado internacional.

“Temos que aproveitar as oportunidades no cenário mundial para diversificar nossos parceiros comerciais e entrar em novos mercados. Santa Catarina vem sendo uma referência mundial em qualidade do produto e em medidas sanitárias”, destacou o diretor de relações internacionais da Facisc, Evaldo Niehues Júnior.

 

Tabaco também cresce e China amplia compras

No primeiro bimestre de 2025, as vendas externas desse produto somaram US$ 40,3 milhões, um aumento expressivo de 89% em comparação com o mesmo período de 2024.

A China foi o principal destino do tabaco catarinense, registrando um aumento de 389% nas compras. “Somente no primeiro bimestre de 2025, SC exportou para a China um montante equivalente a todo o ano de 2024”, ressaltou Niehues Júnior. Além disso, o estado vem retomando os volumes exportados para Emirados Árabes, Bélgica, Alemanha e Grécia, alcançando patamares vistos na década de 2010.

O cultivo de tabaco tem grande importância econômica para Santa Catarina, contribuindo significativamente para o desempenho das exportações do estado.

“Com esse cenário favorável, Santa Catarina segue consolidando sua posição como referência no agronegócio e ampliando sua participação no comércio global”, destaca Nieheus.

Fale Conosco
Pelo WhatsApp
Mantendo a transparência do nosso trabalho, utilizamos cookies com objetivo de prover a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você está de acordo com nossa Política de privacidade e que poderemos armazenar cookies no seu dispositivo.